sexta-feira, 16 de maio de 2008

Turma do 7º ano "B"


Foto da turma do 7º ano que estuda no turno manhã na Escola de Ensino Fundamental Governado Waldemar de Alcântara. A professora Antonia de Maria que leciona Português está desenvolvendo atividades relacionadas a escrita.

13 comentários:

Escola Waldemar de Alcântara disse...

É muito bom ver o resultado de um trabalho ser apreciado e compartilhado por mais pessoas que lutam e buscam por uma melhor educação, onde todos tenham direitos e oportunidades iguais. Este trabalho objetiva desenvolver habilidades de leitura e escrita nas turmas de sétimo ano.O meu cordial abraço a toda turma.

Somos capazes

SE LUTARMOS POR TUDO QUE
ACREDITAMOS MAS PERDEMOS,
NÃO PODEMOS DE MANEIRA
ALGUMA NOS DEIXAR ABATER.
DEVEMOS LEVANTAR E MOSTRAR
O QUANTO AINDA SOMOS
CAPAZES DE RECOMEÇAR COM
CORAGEM, DETERMINAÇÃO E AMOR.

Profª. de Língua Portuguesa, Antonia de Maria.

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Baseado no Programa "Escrevendo o Futuro" estamos desenvolvendo um projeto de leitura nas turmas dos sétimo ano "Poetas da Escola", onde os alunos são desafiados a mergulharem no mundo da poesia, lendo poemas de grandes autores clássicos, modernistas e populares da literatura brasileira,como também são seduzidos à criarem seus próprios poemas. Com as oficinas, as aulas ficam bem mais interessantes e tem uma maior participação dos alunos nas atividades de leitura e escrita. Além do Projeto de poesia, temos o diário de classe, onde os alunos fazem registros das aulas a cada dia.

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Os alunos do 7º ano "B" estão se preparando para a realização de um sarau (declamação de poeama, cantadores, violonistas), está sendo gratificante ver os alunos empolgados ensaiando seus poemas para declamarem.No início alguns achavam que não eram capazes de criarem suas próprias poesias ou conseguir recitar um poema, agora já vem isso com mais naturalidade.

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Em uma das oficinas estudadas os alunos teriam que criar um poema com o tema "o lugar onde vivo" eis alguns desses poemas produzidos pelos alunos.

MINHA TERRA

IPAPORANGA VIVE O MOMENTO
QUE ALEGRIA TEM DE SOBRA
POIS FOI CONCLUÍDA A OBRA
DE SEU RECONHECIMENTO
MAJESTOSO MONUMENTO
LEVANTOU-SE DESSE CHÃO

NO FINAL DA CIDADE
ENCONTRA-SE OUTRA BELEZA
O AÇUDE SÃO JOSÉ
EM MEIO A NATUREZA

NO CENTRO DA CIDADE
UMA PRAÇA, UMA IGREJA
NO ALTO BOM PRINCÍPIO
UMA ESCOLA SE PLANEJA

IPAPORANGA
ESTA CIDADE PACATA
A`NOITE EM MEIO À LUA
PESSOAS NAS CALÇADAS.`

(BRUNO FERREIRA)

O LUGAR DE ESPERANÇA

O LUGAR ONDE EU VIVO
É CHEIO DE ESPERANÇA
É CHEIO DE AMOR
DE AMOR NO SENHOR

O LUGAR ONDE EU VIVO
ESTÁ CHEIO DE CRIANÇA
CRIANÇA QUE DAQUI À POUCO
SERÁ GENTE DE ESPERANÇA

O LUGAR ONDE EU VIVO
ESTÁ SENDO POLUÍDO
ENTÃO VAMOS RALAR
QUE TODO MUNDO JUNTO
ESSA BATALHA VAMOS GANHAR

O LUGAR ONDE EU VIVO
ESTÁ CHEIO DE ESPERANÇA
ESPERANÇA QUE DAQUI À POUCO
SERÁ UMA NOVA DANÇA.

(JOZEMAR)

ONDE MORO

ÀS VEZES PARO PARA PENSAR
O QUE SOU E ONDE MORO?
NÃO SEI SE QUERO FUGIR
MAS SE FUGIR NÃO DEMORO

A MNIHA CIDADE
AINDA TEM MELHORAR
PARA QUE OS CIDADÃOS
CONTINUEM SEM CHORAR

NÃO SEI ONDE MORO
NO MUNDO EM QUE VIVO
COM TANTA DISCRIMINAÇÃO
EM UM LUGAR QUE É PASSIVO

CADA PAISAGEM É BELA
COM TODA A POPULAÇÃO
ESSA GENTE MORA AQUI
BEM DENTRO DO MEU CORAÇÃO

AS CRIANÇAS NA ESCOLA
A PROCURA DE EDUCAÇÃO
QUERENDO APRENDER MAIS
PARA UM DIA SER UM CIDADÃO

A FAMÍLIA NA IGREJA
PROCURANDO RELIGIÃO
O LUGAR SÓ É BOM
SE TIVER DEUS NO CORAÇÃO

DIVERSÃO O QUE NÃO FALTA
OS JOVENS NA ANIMAÇÃO
ENTRANDO NA COMUNIDADE
E AJUDANDO COM PAIXÃO

AQUI ONDE MORO
E QUERO MORAR
SE NÃO VIVER MAIS AQUI
NOSSA VIDA NÃO VAI CONTIUNAR.

(JOSÉ JUCELINO)


A VIAGEM EM IPAPORANGA

O LUGAR ONDE EU VIVO
É BOM DE SE VISITAR
UM AÇUDE!!
LUGAR DE SE REFRESCAR!

UMA IGREJA A REFORMAR
UMA PAROQUIAL PARA REZAR
SE NÃO BASTASSE NOVENAS
PARA COMEMORAR

TRÊS SIBES PARA SE INFORMAR
DUAS LOCADORAS PARA JOGAR
MS LOCAÇÃO
COM FILMES DE AÇÃO

DUAS ESCOLAS PARA EDUCAR
PREFEITURA PARA AJUDAR
COMPLETANDO A VIAGEM
UMA DELEGACIA
QUE MIRAGEM!!

( JÚLIO CESAR)

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Que pena não ter participado do sarau com vocês, mas tive informações que foi legal, alguns alunos apresentaram muito bem, ou melhor, declamaram muito bem seus poemas escolhidos.E foi bem organizado, eu sabia que podia confiar em vocês.
um cheiro. Antonia de Maria

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Joice adorei a foto, poderia ter feito algum comentário sobre: a que achas das aulas de Língua Portuguesa? é claro,os conteúdos estudados, se estão sendo aprendidos, o relacionamento com seus colegas e professor,enfim, participe. Eu sei que você é uma das alunas que gosta de participar, aproveite a oportunidade. Um abraço. Antonia de Maria.

Escola Waldemar de Alcântara disse...

HOJE CONCLUÍMOS NOSSA 13ª OFICINA, OS ALUNOS PRODUZIRAM SUA ÚLTIMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL, "UM POEMA" SOBRE O LUGAR ONDE VIVEM, SAIU TEXTOS MUITO BONS.O QUE POSSO AVALIAR DESSE TRABALHO DE TANTOS DIAS OFICINANDO, LEVANDO OS ALUNOS A SE DESCOBRIREM COMO POETAS, FOI UMA EXPERIÊNCIA FANTÁSTICA, VAMOS PRODUZIR UM LIVRO COM TODOS OS POEMAS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, ACREDITO QUE SERÁ UMA OBRA QUE FICARÁ PARA SEMPRE NA MEMÓRIA DE TOODOS, PROFESSOR E ALUNOS. UM ABRAÇO CARINHOSO A TODA TURMA DO
7º ANO "B", CURTAM BASTANTE AS FÉRIAS E ATÉ AGOSTO.

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Está aproximando as férias, sei que todos estão anciosos para curti-las. Mas não podemos esquecer que esta semana é uma semana avaliativa e temos mais uma razão de dedicarmos todos os nossos esforços, força de vontade e conhecimentos adiquiridos durante o período para comprovarmos não aos professores mas a vocês mesmos que são capazes de conseguirem o que desejam, tirando boas notas nestas avaliações. um abraço. Antonia de Maria

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Hoje foi nossa avaliação de língua Portuguesa,ao apresentar a avaliação e fazer a leitura todos acharam muito fácil,pois, todos os conteúdos estudados estavam claros, infelizmente alguns não conseguiram a tão desejada aprendizagem satisfatória. É sempre assim quando estamos desenvolvendo as atividades em sala
percebemos os alunos empolgados nas atividades, participando, fazem muitas atividades individuais e coletivas, mas no momento final nem todos conseguem ficar com notas boas. E foram realizadas várias formas de avaliar...Será culpa do ensino???? Ou os alunos precisam estudar mais????

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Terminou as férias e os alunos voltam bastante anciosos para reiniciar as aulas, mas na sua grande maioria não despertaram ainda para a anciedade também de querer estudar,de querer aprender, é muito preocupante.
Espero que vocês acordem para a responsabilidade do querer ser, ser alguém que saiba fazer a diferença neste mundo hoje tão complexo e cheio de diversidades.
Antonia de Maria

Escola Waldemar de Alcântara disse...

Mariana achei excelente o texto que escreveu no diário além de comentar sobre o que foi estudado você disse palavras de otimismo, de coragem para seus colegas, motivando-os para os estudos. Você é uma aluna super esforçada com bastante vontade de querer aprender e isso é o verdadeiro caminho para conseguirmos algo na vida "QUERER".
UM CHEIRO CARINHOSO DE SUA PROFESSORA, ANTONIA DE MARIA.

Escola Waldemar de Alcântara disse...

hoje olho essa turma que pertenciem 2008, agora estou no 9ºano "a" e ano passado no 8º ano "a" e me preparando para o essino medio.

Escola Waldemar de Alcântara disse...

alunos do 9º ano "a" 2010.
1.almir 2 amanda 3 isabel 4 leticia 5 antonia 6 diego 7 evanildo 8 bruno 9 carlim 10 daniela 11 danile 12 fabiana 13 flavia 14 elielton 15 adauto 16 elivelson 17gean 18 rafael 19 rayone 20 yvina